segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Um ano, dois campeonatos

Em três vezes ocorreram situações em que o campeonato brasileiro teve mais de um campeão. A unificação da Taça Brasil e do Robertão fizeram com que o Brasil tivesse dois campeões no mesmo ano. Como a unificação foi retroativa não há nada a fazer neste caso. Neste blog, nossas estatísticas são dos campeonatos brasileiro, no plural, de forma que desde 1989 sempre temos dois campeões por ano, sem problemas.
O caso diferente é 1987.
A situação é tão complexa que chegou à justiça comum e as partes recorreram até a última instância possível. No momento, a decisão da justiça (que aparentemente será mantida) é a de que o único campeão é o SPORT Club do Recife (Recife-PE) e seguiremos aqui essa decisão.
Depois de vários campeonatos mal organizados, que culminaram com um dos piores de todos os tempos em 1986 foi criado o Clube dos Treze, a partir do qual foi tentada a organização do torneio de 1987. No entanto, antes do início desse campeonato os termos com a CBF foram acertados, e foi acordada a realização de um quadrangular final entre os finalistas do torneio feito pelo Clube dos 13 (chamado Módulo Amarelo com dezesseis times) e os finalistas de outro torneio (Chamado Módulo Verde) com o mesmo número de times e organizado pela CBF.
Não há dúvida de que, futebolisticamente, o Clube de Regatas FLAMENGO (Rio de Janeiro-RJ) fez o mais difícil , ao vencer a etapa que continha os times que haviam ficado nas primeiras colocações nos anos anteriores (Com favorecimentos explicados somente pelo peso da camisa de alguns times como o Santos e o Botafogo, que passavam por má fase).

Porém ao deixar de participar do quadrangular anteriormente combinado, o Flamengo nada mais fez do que abandonar o campeonato, que seguiu normalmente, com os representantes do Módulo Verde vencendo seus jogos por W. O. E fazendo a final com a vitória do SPORT Club do Recife (Recife-PE), merecidamente Campeão Brasileiro de 1987.

Nenhum comentário:

Postar um comentário